Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Lipoenxertia para reconstrução mamária: estudo avalia perfis de segurança em técnicas de processamento de gordura

A lipoenxertia autóloga é procedimento comum na reconstrução mamária devido à sua versatilidade para uso em deformidades de contorno. Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery de abril de 2019, cirurgiões plásticos da Harvard Medical School examinaram três diferentes técnicas de processamento de enxerto de gordura em relação a complicações e perfil de segurança, usando seu banco de dados institucional.

Foi realizada uma revisão retrospectiva de pacientes de uma única instituição, que tinham sido submetidas à transferência de gordura autóloga após reconstrução de mama, no período de 2012 a 2016. As pacientes foram separadas em três coortes de acordo com a técnica de coleta de gordura: (1) centrifugação, (2) rolagem na gaze Telfa ou (3) dispositivo Revolve. As complicações entre os grupos foram avaliadas.

Foram identificados 267 casos de transferência de gordura autóloga (centrifugação, n=168; Telfa, n=44; e Revolve, n=55). O enxerto por centrifugação foi associado à maior incidência de cistos oleosos (12,5%; p=0,034), eventos adversos pós-operatórios observados na clínica (13,7%; p=0,002) e complicações totais (25,6%; p=0,001).

O uso da gaze Telfa resultou nas menores taxas de formação de cisto oleoso (0%; p=0,002) e complicações totais (2,3%; p=0,001). O enxerto por centrifugação também foi associado à maior frequência de injeções repetidas entre as três técnicas após o enxerto inicial (19,6%; p=0,029).

Em contraste, o Revolve demonstrou uma taxa de injeção repetida de apenas 5,45%, significativamente menor quando comparada com a centrifugação (p=0,011). A análise multivariada demonstrou que o maior volume total do enxerto (p=0,002) e o uso de centrifugação (p=0,002) foram fatores de risco significativos para os eventos adversos observados na clínica no pós-operatório.

Como conclusões, os autores afirmam que existem diferenças significativas nos resultados pós-operatórios entre diferentes técnicas de transferência de gordura. A lipoenxertia por meio de centrifugação apresentou as maiores taxas de complicação, enquanto o uso de gaze Telfa e o Revolve exibiram perfis de segurança semelhantes.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2019/04000/Safety_Profiles_of_Fat_Processing_Techniques_in.4.aspx