Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Impressão 3D personaliza reconstrução de orelha

Os avanços na imagem tridimensional e na tecnologia de impressão 3D expandiram a fronteira do planejamento cirúrgico para a reconstrução de orelha – de linhas curvas bidimensionais para perspectivas tridimensionais. Cirurgiões de Taiwan e Cingapura conduziram um estudo que apresenta um algoritmo para combinar imagens de superfície tridimensional, design assistido por computador e impressão 3D, com o objetivo de criar estruturas auriculares específicas de pacientes na reconstrução unilateral de microtias. O artigo foi publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de junho de 2017.

Seis pacientes com microtia unilateral foram analisados entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016. A idade média deles era de 7,6 anos. Uma imagem tridimensional da cabeça do paciente foi capturada e uma escultura virtual foi realizada, usando software Geomagic Freeform e um dispositivo Touch X Haptic para a fabricação do modelo auricular. Cada modelo foi adaptado de acordo com a morfologia auricular única do paciente. A construção final foi espelhada no lado defeituoso e impressa com material acrílico biocompatível.

Durante a cirurgia, o modelo customizado pré-fabricado serviu de guia tridimensional para simulação cirúrgica, utilizando MEDPOR como arcabouço. O seguimento médio foi de 10,3 meses. Obtiveram-se resultados estéticos e simétricos em relação à forma, projeção e orientação auricular. Um caso com exposição severa ao implante foi recuperado com retalho de fáscia temporoparietal e enxerto de pele.

Os autores concluíram que a combinação da tecnologia de imagem 3D e da tecnologia de fabricação com a maleabilidade do MEDPOR superou as limitações existentes resultantes do uso de materiais autólogos e a ambiguidade do planejamento bidimensional. Esta abordagem permite aos cirurgiões personalizar a estrutura auricular de uma forma altamente precisa e sofisticada, dando um grande passo para a reconstrução de imagem espelhada para pacientes de microtia unilateral.

Leia mais: http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/06000/Pursuing_Mirror_Image_Reconstruction_in_Unilateral.33.aspx