Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

IMPLANTE IDEAL: alta satisfação entre pacientes e cirurgiões

O implante mamário estruturado utiliza tecnologia diferente da tecnologia dos implantes de soro fisiológico ou silicone, tornando-se um terceiro tipo de implante. A Food and Drug Administration, agência de controle sanitário dos Estados Unidos, e a Health Canada concederam aprovação para esses implantes em novembro de 2014.

Preenchido com solução salina, esse implante tem uma estrutura interna composta por uma série de camadas organizadas que sustentam o polo superior quando na vertical e controlam o movimento do fluído. Combina certas características e benefícios fundamentais dos implantes de soro fisiológico e silicone.

Como o preenchimento é apenas salino, as mulheres gostam devido à tranquilidade em caso de ruptura ou deflação. Tal como acontece com o gel de silicone, ele fornece uma sensação natural, mas sem o risco de ruptura silenciosa. O FDA recomenda seguimento com ressonância magnética, porém as mulheres podem simplesmente olhar no espelho e saber que seus implantes estão intactos.

Este estudo prospectivo foi realizado por cirurgiões plásticos americanos para documentar a segurança e a eficácia do IMPLANTE IDEAL, sendo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de julho de 2018. O estudo envolveu 502 mulheres em duas coortes: 399 aumentos primários e 103 substituições de implantes. Os investigadores foram 45 cirurgiões plásticos certificados pela American Board of Plastic Surgery em 35 locais. Das 502 mulheres inscritas, 438 (87,3%) completaram seis anos de acompanhamento, uma porcentagem maior do que outros estudos relevantes sobre implante mamário.

Após seis anos, a satisfação da paciente foi de 89,7% para aumento primário e 91,6% para os aumentos de substituição. A satisfação do cirurgião foi de 92,6% para aumento primário e 94% para aumento de substituição. As taxas de eventos adversos foram: contratura capsular graus III e IV de Baker, 5,7% para aumento primário e 11,5% para substituição; e ruptura/deflação, 1,8% para aumento primário e 4,7% para substituição.

Como conclusão, os autores indicam que os resultados de seis anos em 438 mulheres mostram que o implante mamário estruturado IMPLANTE IDEAL tem alta satisfação do paciente e do cirurgião, baixa taxa de contratura capsular e baixa taxa de ruptura/deflação.

 

Veja mais aqui
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/07000/IDEAL_IMPLANT_Structured_Breast_Implants___Core.10.aspx