Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo randomizado e controlado compara qualidade das cicatrizes usando pressão negativa

A compressão e a fixação da ferida operatória são importantes para reduzir as cicatrizes. Numerosos tratamentos pós-operatórios foram desenvolvidos para reduzir a formação de cicatriz. No entanto, ainda não há um dispositivo simples e eficaz que melhore a aparência e as propriedades histoquímicas das cicatrizes de incisões cirúrgicas. Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de julho de 2018, cirurgiões plásticos japoneses criaram um método para fixação por pressão negativa, que aplica pressão negativa dentro da espuma de poliuretano coberta com filme.

Neste estudo, a fixação com pressão negativa foi aplicada às feridas incisionais resultantes da inserção de um expansor tecidual em pacientes submetidos à reconstrução mamária, em dois estágios. Os autores objetivaram avaliar os efeitos da fixação por pressão negativa no aspecto da cicatriz e nas suas propriedades histoquímicas, em comparação aos curativos com filmes sem pressão negativa.

Foi realizado estudo prospectivo, randomizado, em um único centro, usando um teste de meio-lado na cicatriz incisional (metade da incisão tratada com pressão negativa e a outra metade apenas com filme), resultante da inserção do expansor tecidual durante a reconstrução mamária após mastectomia em 13 pacientes femininas.

Os curativos de ambos os lados da cicatriz foram substituídos uma vez por semana até que o expansor de tecido estivesse adequadamente inflado. Os resultados foram avaliados seis meses depois. Cicatrizes foram fotografadas antes da segunda operação e avaliadas usando uma escala visual analógica. Todas as cicatrizes foram removidas e ressuturadas durante a operação final, permitindo uma análise histoquímica.

A pontuação média da escala visual analógica para o lado de fixação com pressão negativa foi significativamente menor em comparação com a do lado com filme (p=0,0025) — quanto menor a pontuação, melhor a qualidade da cicatriz. Além disso, a cicatriz no lado de fixação com pressão negativa foi significativamente mais estreita (p=0,0015).

Os autores concluíram que a fixação por pressão negativa é um dispositivo simples e eficaz para melhorar a aparência e as propriedades histoquímicas das cicatrizes incisionais.

 

Leia mais aqui
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Abstract/2018/07000/Comparison_between_Negative_Pressure_Fixation_and.5.aspx