Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo não demonstra superioridade entre retalho DIEP e retalho TRAM pediculado na reconstrução mamária autóloga

São muitas as opções utilizadas para reconstrução mamária autóloga. Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery de novembro de 2017, cirurgiões plásticos americanos realizaram uma força-tarefa para determinar as evidências da reconstrução mamária autóloga com retalho DIEP e retalho TRAM pediculado.

Reconstrução Mamária

Reconstrução Mamária

A Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos solicitou que um grupo de trabalho desenvolvesse recomendações para a reconstrução de mama autóloga com retalhos abdominais. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura e um rigoroso processo de avaliação foi utilizado para determinar a qualidade e a relevância dos artigos científicos.

Comparando o retalho DIEP (retalho perfurante da artéria epigástrica inferior profunda) e o retalho TRAM pediculado (retalho do músculo reto abdominal transverso), o grupo de trabalho foi incapaz de encontrar evidências de superioridade de uma técnica sobre a outra na reconstrução mamária com tecido autólogo após a mastectomia.

Atualmente, com base nas evidências relatadas, o grupo de trabalho recomenda que os cirurgiões que planejam a reconstrução mamária em seu paciente considerem o seguinte: preferências e fatores de risco do paciente, o local de trabalho do cirurgião (prática acadêmica versus prática privada), recursos disponíveis, as evidências apontadas nesta orientação e, igualmente importante, a experiência técnica do cirurgião.

Embora a superioridade teórica de uma técnica possa existir, isso necessita ser relatado na literatura, sendo necessários estudos futuros metodologicamente robustos e com maior nível de evidência.

Leia mais: http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/11000/Evidence_Based_Clinical_Practice_Guideline__.4.aspx