Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo investiga a terapia de feridas por pressão negativa com instilação em pacientes queimados

Pesquisadores do Lehigh Valley Hospital Network, na Pensilvânia (EUA), realizaram uma pesquisa com pacientes vítimas de queimaduras e feridas resultantes de fasceíte necrotizante. O objetivo do estudo era verificar a segurança e a eficácia da terapia de ferida por pressão negativa com instilação e tempo de permanência, conhecida pela sigla NPWTi-d. Os resultados foram publicados na edição de outubro do periódico Burns Open.

Segundo os pesquisadores, o padrão atual de tratamento para queimaduras complicadas e profundas inclui a remoção de tecido, tratamento e prevenção de infecção, além de cobertura temporária e controle da dor antes e durante o fechamento da ferida.

Contudo, a NPWTi-d pode representar uma alternativa terapêutica. O método utiliza a pressão negativa e a instilação de soluções tópicas em feridas para limpeza e remoção de materiais infecciosos. Os autores descreveram a experiência usando NPWTi-d para o gerenciamento de feridas em uma unidade de queimadura.

Foram incluídos 21 pacientes em uma análise retrospectiva de queimaduras (n = 15) ou feridas resultantes de fasceíte necrotizante (n = 6). Os pacientes receberam antibióticos sistêmicos e foram submetidos ao desbridamento da ferida, conforme a indicação médica.

O NPWTi-d foi iniciado pela instilação da solução de Dakin (diluição quatro vezes), solução de mafenide ou solução salina normal com um tempo de permanência de 5-10 minutos, seguido por 4-6 h de NPWT a 75, 100 ou 125 mmHg.

A percentagem média da superfície corporal total (TBSA) foi de 11,6% para as queimaduras e 10,0% para as feridas de fasceíte necrotizante. A duração média da terapia com NPWTi-d foi de 10,0 dias antes do fechamento da ferida por enxerto de pele com espessura parcial (n = 13), enxerto e retalho (n = 3), fechamento por intenção primária e enxerto (n = 1), fechamento por intenção secundária (n = 1), ou amputação (n = 3).

Todas as feridas foram fechadas com sucesso e sem complicações ocorridas durante o tratamento com NPWTi-d.

Como conclusão, os autores informam que nesses pacientes a NPWTi-d forneceu terapia adjuvante segura e eficaz para feridas resultantes de queimaduras ou fasceíte necrotizante.

Leia o estudo completo aqui:
https://www.burnsopen.com/article/S2468-9122(18)30023-3/pdf