Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo compara anastomoses venosas mecânicas versus feitas à mão nas reconstruções com retalho livre

As complicações venosas são a principal razão para a perda de retalhos em reconstruções de defeitos complexos; portanto, a qualidade e a confiabilidade das anastomoses microvasculares são significativas. Cirurgiões chineses fizeram uma revisão sistemática com objetivo de avaliar o tempo de realização da anastomose venosa, a taxa de complicação venosa e a taxa de falha do retalho com o dispositivo de acoplamento anastomótico mecânico versus a técnica feita à mão em anastomoses venosas de cirurgias de retalho microcirúrgicos. O artigo foi publicado no Plastic and Reconstructive Surgery de maio de 2018.

Bases de dados em língua inglesa e chinesa foram pesquisadas para artigos elegíveis publicados até julho de 2017. O risco relativo agrupado foi calculado para variáveis dicotômicas, e a diferença de média ponderada foi calculada para dados contínuos. O uso do modelo de efeitos fixos ou de efeitos aleatórios dependeu da avaliação da heterogeneidade entre os estudos.

Doze estudos foram selecionados, incluindo 3.788 retalhos (dispositivo de acoplamento anastomótico mecânico, n=1.667; feitas à mão, n = 2.121). O uso do dispositivo de acoplamento anastomótico mecânico diminuiu significativamente o tempo de anastomose venosa (p<0,01) e a incidência de complicações venosas (p<0,01). Houve diferença significativa em termos de falha do retalho entre os grupos (p=0,04); Assim, a sobrevida do retalho melhorou com a assistência do dispositivo de acoplamento anastomótico mecânico.

Como conclusão, esta meta-análise sugere que o dispositivo de acoplamento anastomótico mecânico contribui para a redução do tempo operatório, para a diminuição da probabilidade de reexploração cirúrgica e redução do risco de perda do retalho.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/05000/Mechanical_versus_Hand_Sewn_Venous_Anastomoses_in.41.aspx