Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia uso de derme bovina fetal como alternativa ao aloenxerto em grandes queimaduras

Tendo em vista que os substitutos dérmicos podem ser uma opção de tratamento para pacientes com queimaduras muito extensas, um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos realizou uma revisão de dados coletados na Universidade da Califórnia. As informações foram comparadas com um substituto dérmico de origem bovina fetal, como aloenxerto para pacientes adultos queimados com grandes queimaduras. O estudo foi publicado no periódico Burns.

Foi realizada uma revisão retrospectiva de um ano, com dados de pacientes adultos queimados com uma superfície corpórea queimada total (TBSA) de 50% ou mais, que foram submetidos à enxertia com derme bovina fetal ou aloenxerto.

Os dados coletados incluíam idade, TBSA, tempo de permanência, número de operações, porcentagem de área enxertada com aloenxerto ou derme bovina fetal e tempo entre aloenxerto ou enxerto de derme bovino fetal para autoenxerto. Todos os valores médios são apresentados em média desvio padrão, sendo que todos os valores são medianas (intervalo interquartílico).

Para esta revisão, 15 pacientes preencheram os critérios de inclusão. A média de idade foi de 36 e 9 anos e média de TBSA foi de 71 e 15%. A área média enxertada com aloenxerto (ALO) ou derme bovina fetal (FBD) foi 20 e 8%. O tempo médio de enxertia com ALLO ou FBD foi de 30 e 12 dias.

Não houve diferença na mediana da idade entre o grupo ALO (30 (26–31)) e grupo FBD (35 (32–46) e não houve diferença na mediana de TBSA entre o grupo ALO (68 (60-75)%) e grupo FBD (69 (59-88)%).

A área mediana de enxerto com aloenxerto foi de 20 (20-30)%, o que não foi significativamente diferente do que a área mediana enxertada com FBD (16,5 (11-26)%). Além disso, não houve diferença entre o tempo de enxertia com ALO para enxerto de pele autólogo (26 (22-36) dias) e o tempo de enxerto com FBD para enxerto autólogo de pele (25,5 (21-32) dias).

Portanto, os autores concluíram que a derme bovina fetal é uma alternativa aceitável para o aloenxerto em pacientes com uma grande queimadura. Mais estudos são necessários para determinar se os resultados infecciosos e funcionais são alterados com derme bovina fetal.

Leia mais aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2468912218300658?via%3Dihub