Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia sobrevivência e recorrência em pacientes com câncer de mama após mastectomia

A reconstrução mamária após mastectomia para câncer de mama tem despertado preocupações acerca da segurança oncológica. Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, pesquisadores da Universidade de Atenas, na Grécia, e da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, avaliaram a associação da reconstrução mamária com a recidiva do câncer de mama e a sobrevida em cinco anos.

Foram observados dados do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, comparando a mastectomia isolada com a mastectomia associada com reconstrução mamária, em pacientes com câncer de mama, para avaliar as diferenças na recorrência da doença e sobrevida em cinco anos.

Para comparar estimativas não ajustadas de sobrevida ou recidiva da doença, foram utilizadas curvas de Kaplan-Meier. Os dados foram modelados por meio da regressão de riscos proporcionais, usando como desfecho o tempo até a morte por qualquer causa ou o tempo até a recorrência do câncer.

Os autores analisaram dados de 1.517 mulheres submetidas à mastectomia por câncer de mama no Hospital Johns Hopkins, entre 2003 e 2015. Dessas, foram submetidas à mastectomia 504 (33,2%) e outras 1.013 (66,8%) à mastectomia e reconstrução mamária imediata. O seguimento teve média de 5,1 anos após o diagnóstico. Houve 132 mortes e 100 recidivas da doença.

Uma comparação das estimativas de sobrevida demonstrou benefício de sobrevida entre pacientes submetidas à mastectomia e reconstrução. Após o ajuste para variáveis clínicas e socioeconômicas, verificou-se um benefício global de sobrevida associado à reconstrução mamária que, no entanto, não chegou a ser estatisticamente significante.

Pacientes submetidas à reconstrução tiveram uma taxa semelhante de recorrência, em comparação com as pacientes apenas mastectomizadas.

Como conclusão, o estudo sugere que a reconstrução mamária não tem impacto negativo na sobrevida global ou nas taxas de recorrência do câncer de mama.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2019/08000/Survival_and_Disease_Recurrence_Rates_among_Breast.6.aspx