Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia os efeitos da toxina botulínica na melhora de cicatrizes cirúrgicas da face

A toxina botulínica tipo A tem mostrado melhorar as cicatrizes cirúrgicas na última década, especialmente quando a intervenção é precoce. O objetivo deste estudo, realizado por cirurgiões plásticos chineses, foi avaliar o efeito da toxina botulínica tipo A nas cicatrizes cirúrgicas faciais. O trabalho foi publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, em março de 2018.

Neste estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego, com cicatriz dividida, foram incluídos 16 pacientes consecutivos, submetidos à cirurgia de face entre junho e outubro de 2015. A toxina botulínica tipo A foi injetada aleatoriamente em metade de cada fechamento da ferida operatória, imediatamente após a cirurgia.

As cicatrizes foram avaliadas independentemente por dois cirurgiões plásticos em um retorno de acompanhamento de seis meses, usando a escala de cicatriz de Vancouver e a escala visual analógica. A largura da cicatriz também foi medida.

Quatorze pacientes completaram o estudo. O escore da escala visual analógica e as medições da largura da cicatriz revelaram uma melhora significativa na aparência, e cicatrizes mais estreitas para as metades das cicatrizes tratadas com toxina botulínica tipo A (p = 0,046 e p = 0,001, respectivamente). A média do escore da Escala de Vancouver foi de 4,68 para o grupo injetado com toxina botulínica tipo A e 5,24 para o grupo controle (p = 0,15). Além disso, o escore de altura da Escala de Vancouver foi significativamente diferente entre os dois grupos (p = 0,008).

Como conclusão, este estudo demonstra que aplicações precoces de toxina botulínica pós-cirúrgica podem produzir cicatrizes cirúrgicas faciais melhores, mais estreitas e mais achatadas.

Leia mais aqui
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/03000/Effects_of_Botulinum_Toxin_on_Improving_Facial.14.aspx