Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia o uso de células tronco derivadas do tecido adiposo de lipoaspirado

A lipoenxertia é um campo crescente dentro da cirurgia plástica. Células-tronco derivadas do tecido adiposo (ASCs) e a fração vascular estromal (SVF) podem ter um papel na sobrevivência do enxerto de gordura.

Pesquisadores da Divisão de Cirurgia Plástica da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, realizaram um estudo para determinar se o tamponamento do bicarbonato de sódio representa um método prático para reduzir a apoptose e necrose de ASCs e SVF, na solução tumescente contendo lidocaína.

Anteriormente, os mesmos pesquisadores tinham demonstrado um efeito prejudicial à sobrevivência das ASCs pela lidocaína usada em solução tumescente. O bicarbonato de sódio (SB) tampona a acidez da lidocaína.

Pacientes submetidos à lipoaspiração bilateral para qualquer indicação médica foram incluídos neste estudo, controlado internamente com delineamento de divisão da amostra.

De um lado do corpo, a lipoaspiração tumescente foi realizada com solução tumescente contendo lidocaína. No lado oposto, optou-se pela técnica de lipoaspiração por adição de SB para a solução tumescente.

A solução tumescente e o pH do lipoaspirado foram medidos. O lipoaspirado de cada lado foi processado para isolamento de SVF e cultura de ASCs. O número de ASCs viáveis foi contado e a apoptose/necrose de SVF foi examinada.

O pH da solução tumescente com o tampão SB foi significativamente maior do que aquele da solução tumescente padrão, efeito também observado no lipoaspirado. A sobrevivência das células-tronco derivadas do tecido adiposo no lipoaspirado tamponado com SB foi 53% mais elevada. No entanto, não houve diferença significativa na apoptose e necrose de SVF entre os grupos.

A solução padrão ácida tumescente comumente utilizada na lipoaspiração diminui a viabilidade ASCs dos lipoaspirados. Solução tumescente tamponada com bicarbonato de sódio pode aumentar a viabilidade de ASCs, mas não afeta a apoptose e necrose da SVF.

Os pesquisadores defendem o tamponamento tumescente com SB para potencialmente melhorar a viabilidade do enxerto de gordura. Os achados defendem novas investigações de mecanismos e técnicas melhores de coleta, que maximizem a sobrevivência de SVF/ASC e o efeito clínico na viabilidade global do enxerto de gordura.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/prsgo/Abstract/latest/Enhancement_of_Viable_Adipose_Derived_Stem_Cells.98044.aspx#pdf-link