Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia o enxerto de gordura no tratamento das deformidades craniofaciais

A correção bem-sucedida das deformidades do contorno craniofacial continua sendo um grande desafio na cirurgia plástica. Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, cirurgiões plásticos brasileiros da SOBRAPAR (Campinas, SP) revisaram conceitos e estratégias importantes para a lipoenxertia craniofacial e apresentaram um algoritmo focado na obtenção da simetria do contorno craniofacial o mais cedo possível, sem comprometer a função.

O estudo ganhou destaque como artigo de capa da edição de maio de 2019 desta que é a mais importante revista da especialidade.

Métodos baseados em princípios (isto é, compartimentos anatômicos de gordura facial, modelo de acomodação de fluído, enxerto de gordura craniofacial de estágio múltiplo e técnica de enxerto de gordura estrutural) foram especificados em um algoritmo para auxiliar no planejamento e na seleção da melhor abordagem cirúrgica (procedimentos ósseos e / ou tecidos moles) para obter uma simetria do contorno craniofacial.

O plano de tratamento e a escolha da técnica cirúrgica para abordar as deformidades ósseas e / ou dos tecidos moles foram determinados por diagnóstico específico, idade do paciente e estado funcional. A reconstrução óssea em pacientes com esqueletos imaturos é reservada apenas para aqueles com problemas funcionais.

Como conclusão, os autores afirmam que, ao adotar métodos baseados em princípios e teoria de compartimentos de gordura, é possível alcançar a simetria do contorno craniofacial e resultados esteticamente agradáveis, sem comprometer a função.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Abstract/2019/05000/Fat_Grafting_in_Managing_Craniofacial_Deformities.31.aspx