Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia eficácia da matriz dérmica acelular em reconstrução mamária com implantes

Embora muitos estudos examinem a segurança da matriz dérmica acelular na reconstrução mamária imediata, poucos estudos avaliaram a sua eficácia. Neste trabalho, cirurgiões plásticos do Massachusetts General Hospital (Boston, Estados Unidos) examinaram o volume inicial de preenchimento do expansor tecidual como marcador de eficácia, comparando pacientes após a reconstrução mamária estagiada com implantes, assistida por matriz dérmica acelular versus reconstrução mamária não assistida por matriz dérmica acelular.

O número de retornos para expansão e o intervalo de tempo para a troca do expansor pelo implante foram examinados como desfechos secundários. O estudo foi publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery de março de 2018.

Foi realizada uma revisão retrospectiva de prontuários para identificar consecutivos casos de reconstrução mamária em etapas com próteses ao longo de 12 ano.

O volume médio inicial do expansor tecidual foi significativamente maior no grupo da matriz dérmica acelular, comparado ao grupo sem matriz (180,8 ± 150,0 versus 45,8 ± 74,4; p = 0,00).

Normalizando para o tamanho final do implante, o grupo de matriz dérmica acelular exibiu preenchimento perioperatório significativamente maior (0,33 ± 0,24 versus 0,11 ± 0,16; p = 0,00). Uma tendência colinear foi observada entre o uso da matriz dérmica acelular e os procedimentos de reconstrução direta com implante durante o período do estudo.

Como conclusão, os resultados sugerem que o uso de matriz dérmica acelular é mais eficaz em alcançar maior volume de preenchimento inicial, menos retornos para expansão e um menor intervalo de tempo para troca do expansor por implantes, em comparação com os procedimentos sem a matriz dérmica.

Os autores também descrevem uma relação colinear entre o uso da matriz dérmica acelular e a transição para procedimentos de reconstrução mamária direta com implante em sua instituição. Este trabalho serve como modelo para futuros estudos que avaliem a eficácia da matriz dérmica acelular, e orienta a inovação dos biomateriais para auxiliar na reconstrução mamária.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/03000/Evaluation_of_Acellular_Dermal_Matrix_Efficacy_in.1.aspx