Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia as propriedades reológicas e físico-químicas usadas para diferenciar preenchedores de ácido hialurônico

Preenchimentos injetáveis de ácido hialurônico são usados para correção da perda de volume dos tecidos moles e rejuvenescimento facial. A diferenciação dos produtos é baseada principalmente no parâmetro reológico, conhecido como módulo elástico (G′), embora outras propriedades físico-químicas estejam sendo exploradas para caracterizar o seu desempenho potencial.

Como faltam dados clínicos sobre o desempenho do produto, a experiência prática dos injetores fornece uma ponte valiosa na lacuna de conhecimento entre os dados reológicos e o uso do produto. Um estudo abordando esse assunto foi publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de abril de 2019.

Medições reológicas e físico-químicas (fator de intumescimento e coesão) foram coletadas para 18 produtos. Para observar o impacto da concentração de G′ e ácido hialurônico no fator de intumescimento e coesão, foram avaliadas relações proporcionais. Os autores do estudo foram questionados em relação à seleção de produtos baseados em G′ ao considerarem a qualidade da pele, o grau de correção, a profundidade da injeção e a localização anatômica.

As relações foram observadas entre G′ e fator de intumescimento e entre o G′ e a coesão, apenas quando limitados a produtos fabricados pela mesma tecnologia de reticulação e a mesma concentração.

Nenhuma relação entre concentração isolada de ácido hialurônico e fator de intumescimento ou coesão foi aparente. Embora os parâmetros reológicos e os pressupostos dos dados ex vivo levando ao desempenho in vivo muitas vezes não estejam completamente alinhados, na experiência clínica dos autores, em geral, produtos com maiores G′ são mais adequados para planos de injeção mais espessos e mais profundos, enquanto produtos com menores G′ são melhores para planos mais superficiais, embora exceções a essas tendências também sejam feitas com base na experiência técnica.

Como conclusão, os autores afirmam que, embora as características reológicas e físico-químicas possam variar amplamente entre os produtos e os métodos e as medidas desses parâmetros sejam frequentemente difíceis de correlacionar, o G′ representa um parâmetro útil e consistente para a diferenciação do produto.

Compreender como selecionar produtos baseados no G′ é um conhecimento valioso para personalizar planos de injeção e contribuir para um ótimo resultado estético, segundo os autores.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2019/04000/Rheologic_and_Physicochemical_Properties_Used_to.11.aspx