Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia as expectativas dos pacientes na cirurgia de linfedema

Pacientes com linfedema refratário ao tratamento clínico geralmente têm expectativas irreais para solução cirúrgica. Com objetivo de avaliar as expectativas do paciente após a cirurgia de linfedema, cirurgiões plásticos de Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos) realizaram um estudo que foi publicado no Plastic and Reconstructive Surgery, de junho de 2018.

Foi solicitado aos pacientes que se apresentaram na clínica para avaliação inicial da cirurgia do linfedema o preenchimento de uma pesquisa para avaliar suas expectativas quanto à aparência do membro, à função do membro e ao bem-estar geral após a cirurgia. Os pacientes foram instruídos a pontuar cada item usando uma escala de cinco pontos. Foi calculado um escore médio de expectativa, então utilizado para estimar os efeitos das variáveis pré-operatórias nas expectativas dos pacientes por meio de análise de regressão múltipla.

Um total de 21 mulheres e dois homens com idade média de 60 anos completaram a pesquisa. Os membros superiores foram afetados em 10 pacientes e os membros inferiores foram afetados em 13 pacientes. Os médicos foram a fonte inicial de informação sobre a cirurgia do linfedema como uma opção de tratamento potencial em 10 pacientes (43%), e a maioria deles (n=15, 65%) achava que os médicos tinham conhecimento regular ou pobre sobre a cirurgia.

Melhora significativa ou completa foi esperada por 43% a 74% dos pacientes. O nível de escolaridade dos pacientes, a duração da doença e a fonte inicial de informações sobre a cirurgia do linfedema tiveram um impacto estatisticamente significativo nas expectativas.

Os autores concluíram que a maioria dos pacientes aprende sobre a cirurgia de linfedema por não-médicos, com muitos esperando uma melhora completa ou significativa dos sintomas associados ao linfedema com a cirurgia. Esses achados enfatizam a importância de abordar as expectativas do paciente e fornecer aconselhamento adequado antes do procedimento.

Leia mais aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/06000/Understanding_Patient_Expectations_of_Lymphedema.42.aspx