Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia as aplicações clínicas e resultados do enxerto de gordura na reconstrução mamária

Atualmente, o enxerto de gordura para reconstrução mamária pode ser dividido em procedimentos de pequeno volume e de grande volume. O enxerto de gordura de pequeno volume não é mais controverso e se tornou uma prática comum para correção de deformidades e irregularidades de contorno. Estudos mais recentes elucidaram a viabilidade e a segurança do enxerto de gordura de grande volume para reconstrução mamária.

Reconstrução mamária

Reconstrução mamária

Este artigo discute as aplicações clínicas, bem como a segurança e a eficácia do enxerto de gordura de pequeno e grande volume para a reconstrução mamária. Para isso, cirurgiões plásticos da University of Pennsylvania organizaram uma revisão do enxerto de gordura para reconstrução mamária. O artigo foi publicado em suplemento do periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de novembro de 2017.

Foram revisados o uso de enxerto de gordura de pequeno volume para a correção de deformidades pontuais, deformidades intrínsecas e extrínsecas da mama, e os usos do enxerto de gordura de grande volume para a reconstrução total da mama, correção de complicações de implantes com troca simultânea dos implantes pela gordura, e a correção de deformidades da parede torácica.

O monitoramento do câncer e os riscos de recorrência da doença após o enxerto de gordura na mama também foram revisados.

Leia mais aqui
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/11001/Fat_Grafting_to_the_Breast___Clinical_Applications.11.aspx