Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia a precisão da autoanálise de risco para TEV em pacientes de cirurgia plástica

Um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, avaliou a capacidade de pacientes autoanalisarem o risco de tromboembolismo venoso (TEV), antes de cirurgias plásticas. Para isso, utilizou-se a pontuação de risco de Caprini, em questionário preenchido pelo próprio paciente, comparada com o escore elaborado por um médico. Os resultados foram publicados na PRS Global Open, em agosto de 2019.

Inicialmente, um médico assistente elaborava o escore de Caprini por meio de entrevista e revisão de prontuários. Depois, os pacientes preenchiam uma folha de pontuação, de maneira independente.

Comparados os escores de Caprini, relatados por pacientes e médicos, foi identificada a discordância das pontuações usando frequências e proporções. Já com o coeficiente Kappa de Cohen, quantificou-se o nível de concordância. Também foram utilizados o coeficiente de correlação de Spearman e o teste de soma e classificação de Wilcoxon, além de gráficos de Bland – Altman, quando apropriado.

Foram convidados a participar do estudo prospectivamente 50 pacientes. Apenas 24% (n = 12) deles tiveram correspondências exatas nos escores de Caprini, preenchidos pelo médico e concluídos pelo paciente.

Entre os 76% (n = 38) com discrepâncias, vinte e seis receberam uma pontuação mais alta relatada pelo paciente (mediana = 2 pontos, variação de 1 a 8 pontos) e 12 receberam uma pontuação mais baixa (mediana = -1,5 pontos, 1 a 6 pontos).

As diretrizes de profilaxia para tromboembolismo venoso existentes apoiam a profilaxia química para pacientes internados com escores de Caprini ≥7. Entre 38 pacientes com discrepâncias no escore, oito (21,1%) teriam sido profilaticamente prescritos incorretamente e quatro (10,5%) teriam sido profilaticamente negados.

Diante disso, os autores concluem que pacientes em cirurgia plástica não podem calcular com segurança seus próprios escores de Caprini. A dependência das pontuações deste estudo promoveria o uso inadequado de profilaxia em cerca de 25% dos pacientes.

Leia o estudo completo aqui:
https://journals.lww.com/prsgo/Abstract/latest/Direct_Comparison_of_Patient_completed_and.97827.aspx