Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo avalia a eficácia de tratamento cirúrgico contra neuromas

Estudo avalia a eficácia de tratamento cirúrgico contra neuromas e afere incidência de dor, depressão e qualidade de vida

O manejo cirúrgico dos neuromas é difícil, não havendo consenso sobre o procedimento cirúrgico mais eficaz para melhorar a dor e a qualidade de vida. Em estudo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de fevereiro de 2017, autores avaliaram o tratamento cirúrgico de neuromas por neurectomia e transposição proximal considerando a melhora da dor, a incidência de depressão e a qualidade de vida.

Foram analisados pacientes submetidos a excisão do neuroma e transposição proximal. Os escores de escala analógica visual pré-operatória e pós-operatória para dor (pior e média), depressão e qualidade de vida foram avaliados por meio de regressão linear e as médias foram comparadas utilizando testes T pareados.

A pontuação do questionário “Incapacidade de Braço, Ombro e Mão” foi calculada no pré-operatório e no pós-operatório para pacientes com neuroma de extremidade superior. Os pacientes com seguimento de longo prazo foram analisados por meio de medidas repetidas de análise de variância comparando os escores de escala analógica visual pré-operatória, pós-operatória e de longo prazo.

Setenta pacientes, sendo 37 com neuromas de membros superiores e 33 com neuromas de membros inferiores, atenderam aos critérios de inclusão. Melhorias estatisticamente significativas nos escores de escala analógica visual foram demonstradas para todas as quatro qualidades avaliadas pelo paciente (p<0,01), independentemente da duração do acompanhamento clínico inicial.

A alteração dos escores da escala analógica visual pré-operatória e pós-operatória foi inversamente relacionada à gravidade dos escores pré-operatórios para dor e depressão. A excisão do neuroma e a transposição proximal foram igualmente eficazes no tratamento de neuromas de membros inferiores e superiores. Os pacientes com neuroma de extremidade superior tiveram uma melhora estatisticamente significativa nas pontuações do questionário “Incapacidade do Braço, Ombro e Mão” após o tratamento cirúrgico (p<0,02).

Como conclusão, a neurectomia cirúrgica e transposição do nervo proximal melhoraram significativamente a dor auto-referida, a depressão e os escores de qualidade de vida. A intervenção cirúrgica é um tratamento viável da dor associada ao neuroma e deve ser considerada em pacientes com neuromas sintomáticos refratários ao tratamento não-cirúrgico.

Veja a íntegra do estudo aqui:
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/02000/Surgical_Treatment_of_Neuromas_Improves.28.aspx