Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo apresenta revisão completa da reconstrução do lábio superior

A reconstrução do lábio superior representa um grande desafio para a cirurgia plástica, devido às suas necessidades anatômicas e estéticas. Em artigo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de fevereiro de 2019, pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, forneceram uma abordagem baseada em “onde está o defeito no lábio” para reconstruir defeitos pequenos e subtotais do lábio superior, que são viáveis de realizar no ambiente ambulatorial.

A ênfase é colocada na aderência aos princípios fundamentais, atenção aos marcos macroestésicos e microestéticos, e nos refinamentos de técnicas reconstrutivas bem estabelecidas.

Esses princípios incluem algoritmos para defeitos centrais e laterais, uso do retalho de Abbe, uso de rearranjos de tecidos locais e enxertos de pele, além do manejo adequado das cicatrizes.

Uma forte compreensão das nuances anatômicas e estéticas do lábio superior permitirá, segundo os autores, o aprimoramento de procedimentos reconstrutivos convencionais para melhorar os resultados funcionais e estéticos.

Veja o estudo completo aqui: https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2019/02000/Elegance_in_Upper_Lip_Reconstruction.45.aspx