Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo analisa marcadores para identificar o risco de sepse em pacientes queimados

Um grupo de pesquisadores mexicanos fez uma ampla revisão de evidências acerca dos marcadores utilizados para identificar sepse em pacientes com queimadoras. O trabalho é relevante para a busca de tratamentos eficazes de pacientes queimados. As conclusões foram publicadas no periódico Burns.

O estudo compila importante evidência experimental, demonstrando novos biomarcadores como variações do DNA genômico, alterações do perfil do transcriptoma (mRNA, miRNAs, lncRNAs e circRNAs), marcadores epigenéticos e avanços em proteômica e metabolômica. Também há um resumo das tecnologias em desenvolvimento para a identificação de marcadores para detecção de sepse após lesões por queimadura.

A sepse é uma condição de disfunção orgânica com risco de vida. Ela é causada por uma resposta desregulada a uma condição infecciosa e pode gerar complicações em pacientes com grande trauma. Queimaduras estão entre as formas mais destrutivas de trauma e, apesar das melhorias nos cuidados médicos, as infecções continuam a ser uma importante causa de mortalidade e morbidade.

O diagnóstico preciso e o tratamento precoce da sepse pode ter um impacto benéfico no resultado clínico de pacientes com queimaduras. Nessa revisão, os pesquisadores oferecem uma descrição abrangente de diversos marcadores usados ​​como indicativo de sepse em pacientes queimados. No entanto, embora sejam marcadores da resposta inflamatória consequente à queimadura, eles geralmente não conseguem prever a sepse em pacientes gravemente queimados por não refletirem a gravidade da infecção.

Leia mais aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0305417918302419