Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Estudo analisa a ritidoplastia em homens

A cirurgia estética para rejuvenescimento facial em homens está se tornando cada vez mais popular, com diferentes técnicas especialmente no caso do lifting. Diante disso, cabe ao cirurgião plástico escolher o procedimento mais adequado acerca da preservação de folículos pilosos e da redução do risco de hematomas, conforme publicado em fevereiro no Plastic and Reconstructive Surgery (PRS).

Rod J. Rohrich e colaboradores realizaram uma revisão retrospectiva de cirurgias de facelift masculino, todas conduzidas pelo mesmo cirurgião nos últimos 20 anos, que revelou uma coorte de 83 pacientes. Um grupo controle foi criado por seleção aleatória de 83 pacientes com ritidoplastia feminina, de mesma idade, durante o mesmo período. Os dados foram coletados e analisados criticamente para fatores que contribuem para complicações, incluindo hematoma, seroma, desprendimento de pele, alopecia, infecção e lesão nervosa.

A evolução da técnica do autor sênior é descrita em detalhes na publicação. Ademais, os autores descrevem as diferenças na análise facial e na técnica utilizada em pacientes de ambos os sexos. Como resultado, apenas cinco pacientes do sexo masculino (6%) e nenhum do grupo controle desenvolveram hematoma pós-operatório (p = 0,0587). Não ocorreram outras complicações.

O autor, ao concluir o estudo, ressalta a importância de utilizar métodos eficazes de prevenção do hematoma pós-operatório, como orientar o desenho das incisões em relação aos padrões de crescimento do pelo. Isso evita danos aos folículos durante a dissecção. O autor destaca também o padrão de cuidado perioperatório (especialmente a prevenção da anestesia hipotensora), que conjuntamente ao bom planejamento cirúrgico proporciona resultados estéticos seguros e consistentemente reproduzíveis com taxas de complicações aceitáveis.

Mais informações:
http://journals.lww.com/plasreconsurg/pages/currenttoc.aspx