Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Enxerto de gordura nas pálpebras superiores e o novo conceito de blefaroplastia volumétrica

A perda de volume periorbital cria um quadro de olhar encovado (hollow eyes) e as blefaroplastias tradicionais podem agravar a situação. Entretanto, existem divergências nos tratamentos propostos para essas situações e uma busca constante por técnicas simples e reprodutíveis para alcançar resultados consistentes. Um grupo de cirurgiões plásticos argentinos publicou no Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), em dezembro de 2017, uma nova abordagem de avaliação e tratamento das pálpebras superiores, baseadas nos conceitos da volumização com enxertos de gordura.

Realizou-se uma análise fotográfica retrospectiva de 32 mulheres, que foram submetidas a enxertos de gordura para tratamento das pálpebras superiores encovadas, entre 2012 e 2016. As avaliações das proporções da pálpebra superior na altura do limbo corneano medial e lateral foram feitas em dois momentos, antes e depois do procedimento, juntamente com modificações do contorno lateral. Tais dados foram utilizadas para determinar a eficácia da técnica quanto ao restauro das proporções e contornos juvenis.

A análise pré-operatória mostrou 20 pálpebras com sombra interna ou padrão A, e 44 pálpebras com a extensão completa do oco palpebral ou padrão C. Três pacientes apresentaram blefaroptose leve e outras oito já tinham sido submetidas a uma blefaroplastia superior anteriormente.

O volume médio de enxerto foi de 0,4cc no plano profundo e 2,8cc no plano superficial. Na casuística estudada, em seis pacientes foram realizados enxertos de gordura como forma única de tratamento, melhorando todas as proporções e corrigindo a deformidade do padrão A.

A blefaroplastia volumétrica superior, combinando enxertos de gordura em dois níveis e suspensão do músculo orbicular, foi realizada em 26 pacientes, corrigindo todas as proporções invertidas (p <0,001). Na visão lateral, todos os casos com um padrão côncavo mudaram para convexo, independentemente da abordagem utilizada.

Os autores concluem que a sinergia entre enxerto de gordura e suspensão muscular orbicular foi adequada para restaurar o contorno convexo lateral e retornar às proporções juvenis em pálpebras com encovamento superior.

Leia mais aqui
http://journals.lww.com/plasreconsurg/pages/articleviewer.aspx?year=2017&issue=11000&article=00005&type=Fulltext