Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Eficácia das terapias com corticoide e com radiação para queloides de orelha

Comparação da eficácia das terapias com corticoide e com radiação para queloides de orelha após excisão cirúrgica

A orelha é um local comum para a formação de queloides, geralmente após trauma ou colocação de brincos. Em um estudo publicado em junho de 2016 no Plastic and Reconstructive Surgery, cirurgiões plásticos coreanos fizeram uma meta-análise para identificar tratamentos eficazes para queloides de orelha após a excisão cirúrgica.

Foram realizadas uma revisão sistemática da literatura e uma meta-análise, utilizando as principais bases de dados. As modalidades de tratamento pós-operatório adjuvantes para queloides de orelha e as taxas de recorrência foram extraídas e analisadas, aplicando-se modelos estatísticos comparativos.

Vinte e cinco estudos publicados antes de agosto de 2015 foram identificados. A taxa de recorrência após a excisão cirúrgica de um queloide de orelha no grupo de triancinolona foi estimada em 15,4% (p < 0,001). A taxa de recorrência no grupo de terapia com radiação foi estimada em 14,0% (p < 0,001).

Os autores concluíram que tanto a terapia com triancinolona quanto a terapia com radiação forneceram um ótimo tratamento para queloides de orelha após a excisão cirúrgica, sem diferença significativa entre os dois grupos. Apesar disso, eles afirmam ser necessária uma confirmação por meio de um estudo randomizado.

Veja a íntegra do artigo:
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2016/06000/A_Comparison_of_the_Effectiveness_of_Triamcinolone.12.aspx?WT.mc_id=HPxADx20100319xMP