Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Cetorolaco não aumenta o sangramento perioperatório, segundo metanálise de estudos randomizados e controlados

O controle da dor pós-operatória é fundamental para otimizar os resultados dos pacientes. O cetorolaco é uma alternativa atraente para alcançar o controle da dor no pós-operatório, mas as preocupações com sangramento têm limitado o seu uso.

Na tentativa de dirimir tais dúvidas, cirurgiões plásticos da Harvard Medical School e da New York University realizaram uma metanálise de estudos randomizados e controlados nas bases de dados Medline, Embase e Cochrane. O artigo foi publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery. Um total de 27 estudos duplo-cegos, randomizados e controlados foram revisados por dois investigadores independentes para a incidência de eventos adversos, incluindo sangramento pós-operatório. Um software de metanálise foi utilizado para avaliar as diferenças entre os grupos de cetorolaco e grupo controle.

A análise desses 27 estudos contou com 2.314 pacientes. Sangramento pós-operatório ocorreram em 33 de 1.304 pacientes (2,5%) no grupo cetorolaco em comparação com 21 de 1.010 (2,1%) no grupo controle (p=0,72). Os eventos adversos foram semelhantes nos grupos, 31,7% no grupo controle e 27,9% no grupo cetorolaco (p=0,06). Houve uma menor incidência de efeitos adversos com cetorolaco em baixa dose (p=0,02). O controle da dor com o cetorolaco foi superior aos controles e equivalente aos opioides.

Essa é a primeira metanálise de estudos clínicos randomizados e controlados examinando se há aumento do sangramento pós-operatório com o cetorolaco. O sangramento não foi significativamente aumentado com cetorolaco comparado aos controles, e os efeitos adversos não foram estatisticamente diferentes entre os grupos. O controle da dor foi superior com cetorolaco comparado aos controles. Por fim, os autores afirmam que o cetorolaco deve ser considerado para o controle da dor pós-operatória, especialmente para limitar o uso de analgésicos opiáceos.

A íntegra do estudo pode ser acessada em:
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2014/03000/Ketorolac_Does_Not_Increase_Perioperative.55.aspx