Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Biofilme bacteriano está envolvido na formação da “dupla cápsula” em implantes com macrotextura?

A dupla cápsula é uma complicação amplamente descrita e que ocorre principalmente em implantes com intensa macrotextura. As forças de cisalhamento mecânico aplicadas em uma cápsula periprotética em maturação tem sido associada à sua formação. Contudo, pesquisadores americanos publicaram um estudo na edição de novembro de 2017 do Plastic and Reconstructive Surgery (PRS) que busca demonstrar o papel do fenótipo bacteriano e do biofilme no desenvolvimento da dupla cápsula.

Analisaram-se sete cápsulas duplas e formadas na superfície de macrotexturação de implantes de expansão mamária e se utilizou microscopia eletrônica de varredura como método de investigação. Duas amostras para cada superfície da camada interna da cápsula (a superfície da prótese e o espaço intercapsular) foram analisados quanto ao tamanho das células bacterianas, à densidade e à deposição de biofilme.

Nos resultados, se observou que embora todas as culturas bacterianas de rotina sejam negativas, a superfície com a prótese apresentou maior carga de bactérias e de deposição de biofilme em comparação como espaço intercapsular (teste U de Mann-Whitney, p = 0,004 e p = 0,008, respectivamente). Ademais, o tamanho das células das bactérias era significativamente menor na superfície da prótese em seis de sete amostras.

Os autores concluíram que a expressão bacteriana entre as diferentes superfícies da cápsula dupla apresenta diferenças significativas. As bactérias na superfície da prótese estão principalmente em estado de biofilme, enquanto demonstram um fenótipo planctônico no espaço intercapsular. A formação de biofilmes pode alterar a formação de cápsulas por meio da resposta imune, enfraquecendo assim a força da cápsula e facilitando a delaminação da matriz extracelular e formação de dupla cápsula.

 

Leia mais: http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/11000/Do_Bacteria_and_Biofilm_Play_a_Role_in.2.aspx