Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Aspectos oncológicos e reconstrutivos no câncer de mama após mastoplastia de aumento

O aumento da mama com implantes subglandulares versus submusculares pode afetar de forma diferente a detecção precoce do câncer de mama e as recomendações de tratamento. Em estudo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery de junho de 2017, cirurgiões plásticos da Duke University e da University of Pennsylvania avaliaram o impacto do aumento mamário prévio no diagnóstico e manejo do câncer de mama em mulheres submetidas à mastectomia.

O diagnóstico e o tratamento do câncer de mama foram analisados retrospectivamente em todas as mulheres com aumento mamário prévio, submetidas à mastectomia terapêutica entre 1993 e 2014. A comparação foi feita com todas as mulheres sem aumento mamário prévio e que foram submetidas à mastectomia em 2010. As subanálises foram realizadas de acordo com a posição anterior do implante.

Um total de 260 mulheres com (n=89) e sem (n=171) aumento mamário prévio foram submetidos à mastectomia para 95 e 179 cânceres de mama, respectivamente. A colocação prévia do implante foi subglandular (n=27) ou submuscular (n=63) – para cinco mamas, a colocação foi desconhecida.

O estágio do câncer de mama no diagnóstico (p=0,19) e o método de detecção (p=0,48) não diferiram para mulheres com e sem aumento mamário prévio. Em comparação com o aumento submuscular, o aumento subglandular foi associado ao diagnóstico de câncer de mama invasivo em vez de carcinoma ductal in situ (p=0,01) e detecção por autoexame em vez de mamografia de rastreio (p=0,03). A reconstrução imediata em dois tempos com implante foi o método reconstrutivo preferido em mulheres com aumento mamário prévio (p<0,01).

Como conclusões, os autores afirmam que o estágio do câncer de mama no diagnóstico foi semelhante para mulheres com e sem aumento mamário prévio. Entre as mulheres com aumento prévio, no entanto, os implantes subglandulares foram associados a tumores mamários mais avançados comumente detectados em palpação, em vez de mamografia. É recomendável aumentar a vigilância no rastreio do câncer de mama entre mulheres com aumento mamário subglandular.

Leia mais aqui
http://journals.lww.com/plasreconsurg/Abstract/2017/06000/Breast_Cancer_after_Augmentation___Oncologic_and.8.aspx