Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Artigo revisa os efeitos da radioterapia na reconstrução mamária

À medida que as indicações para a radioterapia no tratamento do câncer de mama continuam a aumentar, muitos pacientes elegíveis para a reconstrução já fizeram radioterapia ou têm uma alta probabilidade de precisar dela após a mastectomia. Ambas as situações são desafiadoras para o cirurgião plástico, com diferentes variáveis que afetam o resultado cirúrgico. Até o momento, vários estudos têm sido realizados para analisar a reconstrução mamária autóloga e com implantes associados com a radioterapia.

Em artigo publicado em suplemento do periódico Plastic and Reconstructive Surgery, de novembro de 2017, cirurgiões plásticos do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de Nova Iorque, fizeram uma revisão dos efeitos da radioterapia na reconstrução mamária.

O objetivo deste artigo foi fornecer um panorama para entender a literatura e seus relatos relacionados com a reconstrução e irradiação, por meio da análise de revisões sistemáticas e publicações recentes relevantes.

Os autores avaliaram esses temas com foco no tempo da radioterapia e, nesse contexto, examinaram os dados do ponto de vista dos resultados cirúrgicos, bem como da perspectiva de resultados relatados pelo paciente.

Os dados obtidos com o estudo poderão ajudar no aconselhamento do paciente e no processo de consentimento informado.

Leia mais aqui
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2017/11001/Breast_Reconstruction_and_Radiation_Therapy___An.10.aspx