Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Artigo demonstra como diagnosticar e tratar o BIA-ALCL

Em artigo publicado na edição de abril do Plastic and Reconstructive Surgery, pesquisadores norte-americanos discutem como diagnosticar e tratar o linfoma anaplásico de grandes células (ALCL) associado ao implante mamário (BIA), e descrevem os critérios diagnósticos.

Em pacientes com suspeita da doença, os pesquisadores indicam uma combinação de exames de imagens, testes laboratoriais e avaliação patológica. É reforçada a necessidade de o cirurgião plástico compreender o tratamento operatório de BIA-ALCL, bem como as indicações para quimioterapia sistêmica e/ou radioterapia nas pacientes. Os pesquisadores também reiteram a necessidade de compreender os resultados do tratamento e o prognóstico com base no estágio da doença.

O artigo está inserido no módulo de educação continuada, usando a avaliação de um caso clínico de uma paciente com linfoma anaplásico de grandes células associado ao implante mamário para o entendimento facilitado da avaliação, diagnóstico, o exame oncológico pré-operatório, a formação e execução de um plano de tratamento cirúrgico e os tratamentos adjuntos quando indicados.

 

Leia mais aqui
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/04000/How_to_Diagnose_and_Treat_Breast.40.aspx