Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Análise e discussões sobre o uso de implantes texturizados entre cirurgiões plásticos dos EUA

A edição de dezembro da Plastic and Reconstructive Surgery traz um artigo que analisa a tendência de uso dos implantes de silicone com superfície externa texturizada entre cirurgiões plásticos dos Estados Unidos. Além do artigo, foram também publicadas duas análises discordantes sobre o significado dessa estatística.

Ao contrário do Brasil, e também na contramão dos dados europeus, o implante texturizado é menos utilizado nos Estados Unidos do que os implantes lisos. Apesar disso, o número de cirurgiões que passaram a usar textura na camada externa de seus implantes vem crescendo constantemente, tanto pelo uso de implantes de forma estável, como também nos implantes redondos.

Esse fato gera uma interessante discussão, principalmente nos comentários subsequentes, que enfatizam o crescimento do número de casos de linfoma associados a implantes, com forte correlação com implantes texturizados, e qual seria a abordagem correta dos cirurgiões plásticos em relação a isso.

Destaque para o fato de que o centro que produz mais evidências em relação a implantes e cirurgias de aumento de mamas tenha dados tão discordantes das nossas estatísticas.

Veja o artigo aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/12000/Evolving_Trends_in_Textured_Implant_Use_for.12.aspx

E as discussões aqui:
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Citation/2018/12000/Discussion___Evolving_Trends_in_Textured_Implant.13.aspx

https://journals.lww.com/plasreconsurg/Citation/2018/12000/Discussion___Evolving_Trends_in_Textured_Implant.14.aspx