Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Abdominoplastia melhora dor lombar e incontinência urinária

Em estudo publicado no periódico Plastic and Reconstructive Surgery de março de 2018, cirurgiões plásticos australianos e ingleses estudaram a incidência de dor lombar e incontinência urinária em mulheres no pós-parto que se apresentaram para realizar abdominoplastia. Também foi investigada a extensão da melhora dos sintomas após a cirurgia.

Esse estudo prospectivo multicêntrico usou questionários validados para dor nas costas e para incontinência urinária, que foram administrados no pré-operatória, após 06 semanas e com 06 meses de pós-operatório.

Os resultados incluíram 214 pacientes de 09 centros diferentes. A idade média foi de 42,1 anos, a paridade média foi de 2,5 e o índice médio de massa corporal foi de 26,3 kg/m2.

As estatísticas cirúrgicas médias foram as seguintes: peso removido de 1.222 g; volume de lipoaspiração de 795 ml; e diástase de 4,5 cm. O índice médio de incapacidade de dor lombar foi de 21,6% no pré-operatório (8,8% não apresentaram dor nas costas), reduzindo para 8% com 06 semanas e para 3,2% aos 06 meses.

Esses resultados foram estatisticamente significativos. O índice médio do questionário de incontinência urinária no pré-operatório foi de 6,5 (27,5% dos pacientes avaliados não apresentaram incontinência), reduzindo para 1,6 com 06 semanas e mantendo em 1,6 aos 06 meses. Esses resultados também foram estatisticamente significativos.

Os preditores pré-operatórios de dor nas costas foram índice de massa corporal superior a 25 kg/m2 e hérnia umbilical. Já os preditores de incontinência urinária foram idade superior a 40 anos e partos vaginais. Não houve preditores significativos de dor nas costas ou de incontinência urinária com 06 meses de pós-operatório. Todas as técnicas de abdominoplastia produziram melhorias semelhantes.

Como conclusão, os autores afirmam que a abdominoplastia com plicatura do músculo reto abdominal levou a uma melhora significativa nos sintomas funcionais da dor lombar e de incontinência urinária.

Leia mais aqui
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/03000/Abdominoplasty_Improves_Low_Back_Pain_and_Urinary.13.aspx