Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

A anatomia funcional dos compartimentos superficiais de gordura do rosto: um estudo detalhado de imagem

Um estudo publicado na edição do junho do Plastic and Reconstructive Surgery trata da relação entre os compartimentos superficiais subcutâneos de gordura facial e os sinais de envelhecimento facial, considerando a anatomia de sua localização e seu comportamento funcional durante a aplicação do preenchimento do tecido mole.

Os autores investigaram 30 espécimes cefálicos frescos congelados, sendo 13 doadores masculinos e 17 do sexo feminino, com idade de 78,3 ± 14,2 anos; com índice de massa corpórea de 23,1 ± 5,3 kg / m². Em posição vertical, foram realizadas tomografia computadorizada com contraste e ressonância magnética adicional.

Medidas tridimensionais baseadas na reconstrução foram conduzidas para avaliar a posição do agente de contraste aplicado em cada compartimento separadamente. Dissecções anatômicas sucessivas foram realizadas para confirmar os achados das imagens.

Correlações positivas foram detectadas entre as quantidades de injeções de material e o deslocamento inferior para os compartimentos da região nasolabial superficial (rp = 0,92, p = 0,003), da bochecha média (rp = 0,70, p = 0,05) e do queixo (rp = 0,92, p = 0,03), mas não para a região da bochecha medial (rp = 0,20, p = 0,75), da bochecha lateral (rp = 0,15, p = 0,75), ou para o compartimento temporal superior (rp = -0,32, p = 0,41) ou inferior (rp = -0,52, p = 0,29).

Este estudo confirma a presença de gordura subcutânea distinta nos diferentes compartimentos e fornece evidência para um comportamento individual. Isso quando são aplicados preenchedores em diferentes áreas, como deslocamento inferior do compartimento nasolabial superficial, compartimentos do meio da bochecha e papada, em contraste com um aumento no volume sem deslocamento, ou seja, um aumento na projeção da bochecha medial, face lateral e ambos os compartimentos temporais superficiais.

 

Leia mais aqui
https://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2018/06000/The_Functional_Anatomy_of_the_Superficial_Fat.8.aspx